12.7.13

Atividade física contra a depressão

Olá, pessoal!
Essa semana me afastei totalmente do blog, mas não por ter desistido dele ou algo parecido, mas por não estar bem comigo mesma.

Eu fiquei um mês, ou mais, muito deprimida devido a algumas coisas não terem seguido o rumo esperado. Mas, aos poucos, estou conseguindo deixar a tristeza de lado, sair da cama e seguir em frente [o que não é simples e nem fácil, confesso]. 

Quem nunca ouviu a frase “Depressão é o mal do século”?!  

Algo que fiz esse mês para tentar sair dessa deprê, foi me matricular numa academia [o que havia sido sugerido pela minha medica, pois a atividade física ajuda a combater a depressão]. E fico feliz em contar que completei a minha primeira semana de sofrimento atividade física! 

Para quem pensa que depressão é besteira, sinto informar que não é! A depressão é um distúrbio mental decorrente de um conflito interno e de uma alteração bioquímica, visto que, pode ser desencadeado por vários fatores: psíquicos, orgânicos e sociais. É a intensidade do conflito interno e a sua durabilidade que determinarão a gravidade da depressão. 

Os benefícios da atividade física são muitos. Não apenas para o corpo, no qual ocorre diminuição do percentual de gordura, aumento da massa magra e da resistência muscular, mas também para a saúde, como sendo eficaz na luta contra a depressão. 

Alguns benefícios que a atividade física pode proporcionar são a distração dos estímulos estressores, melhor qualidade de vida, maior controle sobre o seu corpo e sua vida, melhora da capacidade respiratória, o aumento de estímulos ao sistema nervoso central, na memória recente, funções motoras e a interação social, proporcionada pelo convívio com outras pessoas. 


E durante a realização de exercícios físicos, o organismo libera dois hormônios essenciais para auxiliar no tratamento da depressão, a endorfina e a dopamina. Ambos têm influência principalmente sobre o humor e emoções.

Google imagens
O pouco tempo não é desculpa para não se exercitar. Segundo o preparador físico Saulo Batista, da Jungle Gym Brazil, trinta minutos diários, bem focados, podem gerar bons resultados. Uma dica é tentar sempre variar o tipo de exercício ao invés de praticar sempre o mesmo. 
“A atividade física constante seguida de uma boa alimentação ajuda a acelerar o metabolismo e é ideal para melhorar a saúde e deixar o corpo em forma, afirma o preparador físico.


EXERCITE-SE! Faz bem tanto para o corpo quanto para a mente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...