11.9.13

Estresse: O mal do século

Essa semana, saiu na imprensa internacional, fotos da atriz Kristen Stewart (a eterna Bella da saga Crepúsculo) com falhas no cabelo, durante as gravações de um novo filme, e que é provável que o motivo da queda dos cabelos seja o estresse.

Aproveitando essa notícia, o post de hoje falará sobre o estresse, que vem afetando pessoas de todas as idades.

Muito se fala sobre o estresse, que vem sendo caracterizado como a doença do século XXI.

Com certeza você já falou ou já ouviu alguém falar que está com estresse, ou estressado. [eu falo sempre!]
Falar de estresse todo mundo fala – mas pouca gente sabe o que, de fato, é esse mal. As pessoas usam essa palavra para dizer que o dia foi corrido, com um monte de coisas para fazer, mas isso não necessariamente gera sinais de estresse.

Saiba que: 

O estresse é uma defesa natural que nos ajuda a sobreviver desde os primórdios da existência humana. 
E o estresse fisiológico, sem sobrecargas, pode contribuir de forma saudável para o crescimento e o desenvolvimento dos nossos ossos, músculos, cérebro e demais partes do corpo. 

No entanto, o estresse do mundo moderno é  resultado do acúmulo de pequenos problemas que se repetem todos os dias, que provocam um discreto e constante aumento da pressão arterial e do número dos batimentos cardíacos que, sem dúvida, trazem consequências ruins para o organismo.

Atenção:

Ninguém adoece, devido ao estresse, de um dia para o outro . O próprio corpo nos envia alguns sinais avisando que as coisas não vão bem. 
Confira alguns dos sinais que podem indicar estresse:
  • sensação de desgaste constante
  • alteração de sono (dormir demais ou pouco)
  • tensão muscular
  • formigamento (na face ou nas mãos, por exemplo)
  • problemas de pele
  • hipertensão
  • mudança de apetite
  • alterações de humor
  • perda de interesse pelas coisas
  • problemas de atenção, concentração e memória
  • ansiedade
  • depressão
Conselhos para prevenir o estresse:

Identificar a causa: O primeiro passo é identificar a causa do estresse e verificar se é possível afastá-la. 
Se não for, é preciso criar estratégias para resolvê-la. Às vezes, a solução encontrada não é a ideal, mas é a que se pode pôr em prática naquele momento.

Ter horas de sono e lazer:  Horas de sono e de lazer para reduzir os níveis constantes de adrenalina também são boa medida profilática.

Praticar Atividade física: A atividade física, mas sem cobrança de desempenho perfeito, é fundamental nesse processo.
A atividade física ajuda a neutralizar a ação dos neurotransmissores que são liberados pelo estresse, porque nosso organismo tem uma fábrica excelente de endorfina. Se fizermos exercícios, quaisquer que sejam eles, por mais de 20 minutos, o nível de endorfina, principalmente no cérebro, aumenta e isso proporciona uma sensação de bem-estar.

Ter Hobbies: Curtir alguns hobbies ajuda muito, desde que não estejam relacionados com o trabalho do dia a dia. Se sou médica, vou me distrair fazendo crochê, tricô ou pintura para meu cérebro descansar nesse período.

Não se auto medicar: Acima de tudo, a pessoa não deve automedicar-se. Incluindo nisso o álcool que anestesia, os tranquilizantes e os analgésicos. Se a pessoa não conseguir controlar os níveis de estresse sozinha, deve procurar ajuda profissional.



Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...